SIGEM
O SIGEM– é um Sistema de Informação e Gestão Municipal, implementado pela Quidgest para o Conselho Municipal de Maputo (CMM), com intuito de ajudar no desenvolvimento do Município de Maputo no planeamento e ordenamento Urbano, para o registo de propriedades (DUAT-Direito de Uso e Aproveitamento de Terra) e Gestão de infra-estruturas, do urbanismo e da construção.
Sistema de Informação para a Gestão Integrada de:
- Direitos de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT);
- Gestão de Infra-estruturas, Benfeitorias e Construções (ICB);
- Gestão de Licenciamento de Obras Particulares (OP);
- Registo de Entidades (Pessoas Singulares ou Colectivas, Entidade Pública);
- Gestão de Taxas e Impostos;
- Gestão de Equipamentos Colectivos (Saúde, Educação, Segurança, Emergência);
- Gestão de Recursos Naturais e Actividades de Exploração; e
- Gestão de Actividades Económicas.
O SIGEM – (Sistema de Informação de Gestão Municipal) encontra-se alicerçado na integração de duas componentes: a primeira componente centra-se num sistema de Gestão de informação e bases de dados geográficos e alfanuméricos capaz de fornecer serviços e dados aos utilizadores, a segunda componente centra-se no desenvolvimento de aplicações Web que permitem o acesso e edição dos dados geográficos e alfanuméricos.
O Sistema SIGEM é composto por três aplicações ou módulos Web:
GEOSIGEM – Aplicação de gestão, consulta e a actualização de informação geográfica;
PROSIGEM – Aplicação de gestão, consulta e actualização de informação não geográfica e
WIKISIGEM- Aplicação de partilha de conhecimento onde são publicados conteúdos documentais acerca do SIGEM e das aplicações desenvolvidas.
A Base de Dados de Cadastro permite que o município centralize todas as informações relacionadas com a Gestão de propriedades e Gestão de activos sob jurisdição municipal, bem como a Gestão dos processos inerentes e a documentação relacionada.
O Projecto foi dividido em 3 fases:
1º Solução integrada, focada na optimização dos processos municipais, na partilha da informação e na definição de boas práticas de recolha e actualização de informação;
2º Solução assente no Desenho e Implementação de uma Base de Dados Unificada, que sirva todas as entidades do CMM, em especial as que têm responsabilidades na:
- Administração e gestão da terra;
- Administração e gestão de infra-estruturas e equipamentos;
- Administração e gestão de recursos naturais e ambiente;
- Planeamento e ordenamento do território Municipal;
3º Solução assente na implementação de um conjunto de Aplicações Web:
- Gestão de Receitas Municipais;
- Consulta e actualização de informação;
- Gestão e manutenção de informação;
- Transversais e globais ao CMM ;
- Respeitem as políticas e normas de segurança definidas.
Após o período de análise foi desenvolvido um modelo de dados unificado com vista à integração de informação transversal ao CMM” Conselho Municipal de Maputo”.
- O Sistema global e transversal ao Conselho Municipal de integração e partilha de informação é uma plataforma aplicacional de apoio à Gestão e tomada de decisão.
- O Sistema visa a transparência e a melhoria de eficácia e qualidade dos processos e procedimentos municipais, promove a normalização da informação, da sua produção e acesso, promove a centralização e partilha de informação.
- permite fazer o levantamento de processos ligados ao licenciamento de obras, planeamento urbano e concessão de terras.
A equipa da Quidgest deu assistência nas fases seguintes:
- Análise de requisitos;
- Desenvolvimento de sistemas de informação;
- Criação de protótipos, implementação e testes (instalação e configuração);
- Geração de serviços web;
- Formação;
- Acompanhamento pós entrada em produção.
Envie-nos uma mensagem por email quidgest@quidgest.co.mz ou ligue-nos, teremos todo o gosto em ajudá-lo.