SIGEM


O SIGEM– é um Sistema de Informação e Gestão Municipal, implementado pela Quidgest para o Conselho Municipal de Maputo (CMM), com intuito de ajudar no desenvolvimento do Município de Maputo no planeamento e ordenamento Urbano, para o registo de propriedades (DUAT-Direito de Uso e Aproveitamento de Terra) e Gestão de infra-estruturas, do urbanismo e da construção.

 

Sistema de Informação para a Gestão Integrada de:

  • Direitos de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT);
  • Gestão de Infra-estruturas, Benfeitorias e Construções (ICB);
  • Gestão de Licenciamento de Obras Particulares (OP);
  • Registo de Entidades (Pessoas Singulares ou Colectivas, Entidade Pública);
  • Gestão de Taxas e Impostos;
  • Gestão de Equipamentos Colectivos (Saúde, Educação, Segurança, Emergência);
  • Gestão de Recursos Naturais e Actividades de Exploração; e
  • Gestão de Actividades Económicas.

O SIGEM(Sistema de Informação de Gestão Municipal) encontra-se alicerçado na integração de duas componentes: a primeira componente centra-se num sistema de Gestão de informação e bases de dados geográficos e alfanuméricos capaz de fornecer serviços e dados aos utilizadores, a segunda componente centra-se no desenvolvimento de aplicações Web que permitem o acesso e edição dos dados geográficos e alfanuméricos.

O Sistema SIGEM é composto por três aplicações ou módulos Web:

 

GEOSIGEM – Aplicação de gestão, consulta e a actualização de informação geográfica;

PROSIGEM – Aplicação de gestão, consulta e actualização de informação não geográfica e

WIKISIGEM- Aplicação de partilha de conhecimento onde são publicados conteúdos documentais acerca do SIGEM e das aplicações desenvolvidas.

 

A Base de Dados de Cadastro permite que o município centralize todas as informações relacionadas com a Gestão de propriedades e Gestão de activos sob jurisdição municipal, bem como a Gestão dos processos inerentes e a documentação relacionada.

O Projecto foi dividido em 3 fases:

1º Solução integrada, focada na optimização dos processos municipais, na partilha da informação e na definição de boas práticas de recolha e actualização de informação;

2º Solução assente no Desenho e Implementação de uma Base de Dados Unificada, que sirva todas as entidades do CMM, em especial as que têm responsabilidades na:

  • Administração e gestão da terra;
  • Administração e gestão de infra-estruturas e equipamentos;
  • Administração e gestão de recursos naturais e ambiente;
  • Planeamento e ordenamento do território Municipal;

3º Solução assente na implementação de um conjunto de Aplicações Web:

  • Gestão de Receitas Municipais;
  • Consulta e actualização de informação;
  • Gestão e manutenção de informação;
  • Transversais e globais ao CMM ;
  • Respeitem as políticas e normas de segurança definidas.

Após o período de análise foi desenvolvido um modelo de dados unificado com vista à integração de informação transversal ao CMM” Conselho Municipal de Maputo”.

  • O Sistema global e transversal ao Conselho Municipal de integração e partilha de informação é uma plataforma aplicacional de apoio à Gestão e tomada de decisão.
  • O Sistema visa a transparência e a melhoria de eficácia e qualidade dos processos e procedimentos municipais, promove a normalização da informação, da sua produção e acesso, promove a centralização e partilha de informação.
  • permite fazer o levantamento de processos ligados ao licenciamento de obras, planeamento urbano e concessão de terras.

 

A equipa da Quidgest deu assistência nas fases seguintes:

  • Análise de requisitos;
  • Desenvolvimento de sistemas de informação;
  • Criação de protótipos, implementação e testes (instalação e configuração);
  • Geração de serviços web;
  • Formação;
  • Acompanhamento pós entrada em produção.
GENIO

 

Envie-nos uma mensagem por        email quidgest@quidgest.co.mz ou ligue-nos, teremos todo o gosto em ajudá-lo.  

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