SIGEM-Gestão Integrada Municipal Para O Conselho Municipal De Maputo

O SIGEM para o Conselho Municipal de Maputo foi o primeiro projecto desenvolvido e implementado pela Quidgest em Moçambique.

Projecto financiado pelo Banco Mundial, no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Município de Maputo (PROMAPUTO) para o fortalecimento institucional e sustentabilidade do Município de Maputo, este foi o projecto chave, para o planeamento e ordenamento urbano, o registo de propriedade (DUAT – Direito de Uso e Aproveitamento de Terra) a gestão das infra-estruturas, do urbanismo e da construção.

Este foi um projecto de elevado impacto na vida do cidadão, nomeadamente no seu direito à habitação, pela certificação dos seus títulos de posse de talhões e a garantia legal para poder construir suas habitações, bem como pela planificação da expansão urbana incluindo as necessárias infra-estruturas de saneamento e de acessibilidade, assegurando ainda uma maior celeridade e transparência no tratamento dos processos submetidos ao Conselho Municipal de Maputo.

Após o período de análise foi:

Desenvolvido um modelo de dados unificado com vista à integração de informação transversal ao CMM;

Desenvolvidas e disponibilizadas de 3 aplicações informáticas GEOSIGEM, PROSIGEM e WIKISIGEM

SIGEM

A solução de Base de Dados de Cadastro centralizado, permite que o município centralize todas as informações relacionadas com a gestão de propriedades e gestão de activos sob jurisdição municipal, bem como a gestão dos processos inerentes e a documentação relacionada.

SIGEMO sistema possibilita o Planeamento Urbanístico e Gestão e Administração Territorial. A Quidgest fornece a base de dados de Cadastro georreferenciada com integração SIG, sendo responsável pela arquitectura de banco de dados da aplicação.

 

Foram desenvolvidas as seguintes tarefas: análise de requisitos; desenvolvimento do sistema de informação; desenvolvimento da base de dados SIG; criação de protótipos, implementação e testes (instalação e configuração); geração de serviços web; formação; serviços de manutenção técnica.

A equipa da Quidgest desenvolveu as seguintes fases:

  • Análise de requisitos;
  • Desenvolvimento de sistemas de informação;
  • Criação de protótipos, implementação e testes (instalação e configuração);
  • Geração de serviços web;
  • Formação;
  • Acompanhamento pós entrada em produção.

 

SIGEM Quidgest