e-SIGA

O e-SIGA – (Sistema Integrado de Gestão Académica) é uma plataforma electrónica que permite a gestão e controlo de processos académicos de Escolas e Instituições Universitárias permitindo uma maior partilha de informação entre alunos, docentes, colaboradores e a comunidade universitária  em geral, além do seu papel decisivo na tomada de decisões estratégicas. O e-SIGA é composto por  módulos e os módulo por itens.

Funcionalidades do e-SIGA:
• Permite que o aluno visualize seu horário, suas notas de frequência , resultados de exames, seu histórico de requisições a  biblioteca, comunicados, avisos, anúncios sobre seminários e seu extracto financeiro;

• Permite que o docente elabore pautas; e
• Os demais trabalhadores entram sempre em modo visualização, visualizam tudo, conseguem dar informação sem puder manipular o sistema,  não tem acesso total.

Como é que as instituições do  e-SIGA se aplicam no ensino médio, infantil, primário ?

A plataforma tem aplicalidade em diferentes tipos de níveis de ensino não só para o superior para o qual foi a princípio desenvolvido teria de ser adequado a outros níveis de ensino porque em primeira  mão foi concebido para o ensino superior, a ser usado ao ensino médio, infantil ,primário teria de se adequar as permissões e funcionalidades necessárias para fazer a gestão do ensino superior. As funcionalidades do e-SIGA para o ensino médio, primário e infantil são pesados de mais porque lá têm módulos que não existem no ensino médio, infantil, primários sistemas em primeira mão são versáteis podem ser usadas por todos mas deviam reduzir funcionalidades para responder a realidade de cada nível ,uns exploram mais ou melhor que os outros .O sistema é robusto, adequado para o ensino superior para infantil, primário, podem usar o e-SIGA mas antes adequar para eles “colocando módulos ao nível deles”.

Vantagens Do e-SIGA:
• É uma plataforma electrónica acessada através da internet, pode ser usado em qualquer lugar a qualquer momento dá informações reais em tempo real;

• Dá mais tempo as pessoas não enfrenta filas e não precisa ir a escola; e

• Comodidade e celeridade na obtenção e no depósito de informações.

Perfis:

  • Perfil docente-portal do docente;
  • Perfil aluno-portal aluno;
  • Perfil administrador- todo aquele que tiver um nível de confiança e responsabilidade dentro da instituição que lhe de direito ou obrigação de saber tudo da instituição; e
  • Perfil secretaria-funcionário da secretaria.