1ERP – Gestão da Produção

O sistema de Gestão da Produção da Quidgest é uma ferramenta estratégica importante para o aumento da competitividade das organizações industriais. Fornece em tempo real informações essenciais, para a Gestão eficiente de matérias-primas, artigos, produtos, mão-de-obra, máquinas e equipamentos. Desta forma, é possível realizar o controlo exacto de custos e tempos associados às operações de produção. A solução de Gestão da Produção foi desenvolvida a pensar nas especificidades do sector industrial, sendo facilmente parametrizável de acordo com as necessidades de cada empresa. Pode funcionar de forma isolada ou através da integração com outros módulos do 1ERP – Compras, Logística e Gestão de Activos e do 1ERP – Gestão Financeira, para uma maximização da performance das funcionalidades do sistema.

Principais Funcionalidades do Sistema de produção da Quidgest:

– Planeamento de todas as etapas de produção: indicação da data de início e data de fim, definição das quantidades a serem fabricadas, cálculo da percentagem de lucro, indicação dos estados da produção e previsão das necessidades do plano de fabrico.

– Gestão de folhas de obra;

– Realização de pedidos internos de material e consulta das respectivas autorizações;

– Cálculo automático de matérias-primas a requisitar baseado em fórmulas de produtos;

– Consulta de produtos acabados, de matérias-primas recebidas e entradas em armazém;

–  Estimativas de preços por fórmula, preços reais  e preços de produção;

– Emissão de listagens de entradas e associação automática à guia de remessa;

– Pedidos de transferência entre zonas e armazéns;

– Rastreamento por lotes;

– Gestão de quebras de produção;

– Cálculo de necessidades e reserva do material necessário a fornecedores;

– Avisos de ruptura de stocks de artigos e matérias-primas;

– Descrição pormenorizada do artigo: designação do artigo, quantidades do artigo em armazém, controlo do ponto de encomenda, valores do artigo, movimentos em armazém, reserva de lotes, classificação económica a que pertence o artigo, dados de gestão de stocks, inserção de imagens do artigo;

– Gestão de máquinas e equipamentos;

– Afectações à contabilidade analítica, por centro de responsabilidade;

– Controlo da qualidade dos artigos, matérias-primas e folhas de obras, através da geração automática de testes.

Vantagens do Sistema de produção da Quidgest:

Controlo de processos

A solução da Quidgest permite controlar todo o ciclo de produção através do planeamento das actividades relacionadas com o processo produtivo, nomeadamente, a previsão das necessidades de artigos e matérias-primas, a gestão de máquinas e equipamentos e mão-de-obra.

Redução de custos

Através do sistema de Gestão da Produção da Quidgest é possível ter conhecimento diário do estado de produção, realizar o cálculo de custos com base em consumos e prever quais as necessidades de compras. Deste modo é possível controlar eficazmente os custos e tempos de produção, eliminando desperdícios.

Aumento da produtividade

A integração de todas as etapas de produção num único processo evita a duplicação de tarefas e acelera a realização das actividades por parte dos intervenientes no processo de fabrico.

Integração com outros sistemas

A solução pode ser integrada com outros módulos do 1ERP – Compras, Logística e Gestão de Activos e do 1ERP – Gestão Financeira, permitindo a maximização da performance do sistema, através da partilha da informação.

.Gestão de produção Sistema de Gestão de Produção